segunda-feira, 29 de abril de 2013

A IDADE ANTIGA E A MESOPOTÂMIA

MESOPOTÂMIA
C. 4.000 a.C.

- Mesopotâmia (que quer dizer "o berço do mundo"), foi o berço da arte e arquitetura.
- Criaram os Jardins Suspensos (desenvolvendo assim, um avançado sistema de irrigação) e Torre de Babel.
- Criaram o zigurate - torre em forma de pirâmide -, utilizado como templo (no caso do Palácio de Sargão II, o templo tinha sete andares de seis metros cada um, totalizando 42 metros de altura.
- Destacavam-se pelas esculturas em baixo-relevo, onde geralmente descreviam feitos militares e demonstravam a coragem pessoal do rei.
- Inventaram a cidade-estado, a escrita, a matemática, as leis e a religião formal.


Foto representativa da Arte Suméria: Estátuas dos Deuses, Templo de Abu, Tell Asmar. C. 2.700 - 2.500 a.C.
"Na cultura suméria, acreditava-se que o universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto - procriação, gerando An, deus do céu, Antu (Ki), deusa da Terra e Zuri, deus do equilibro entre as dimensões.
A união de An e Ki produziu Enlil, senhor dos ventos, que eventualmente tornou-se líder do panteão dos deuses. Após o banimento de Enlil de Dilmun (a morada dos deuses) por violentar Ninlil, a deusa teve um filho, Nanna, o deus da lua (mais tarde chamado de Sin ou Sinnu). Zuri revoltado com o acontecimento criou uma dimensão abaixo da terra, uma dimensão neutra. Da união posterior entre Sin e Ningal nasceram Inanna (deusa do amor e da guerra) e Utu (deus do sol, depois chamado de Shamash). Também durante o banimento de Enlil, o deus tornou-se pai de três divindades do submundo junto a Zuri e Ninlil. O mais famoso foi Nergal.
Nammu também teve um filho, chamado Enki, deus do abismo aquático ou Absu. Enki controlava também os Me, decretos sagrados que governavam coisas básicas como a física, e complexos como a ordem social e a lei."
Podemos ver nas estatuetas que a representação da Maior Divindade é representada pelo tamanho. Seus olhos são muito expressivos e a profundidade se dá pela falta das pedras preciosas (geralmente colocadas em estátuas "importantes" como estas).
(FONTES: www.otemplodeishtar.wordpress.com
www.portal-dos-mitos.blogspot.com/2012/11/misterios-da-sumeria.html)

Foto representativa da Arte Assíria: Portal da Cidadela de Sargão II, Iraque. C. 742 - 706 a.C.
"[...]Ainda que os assírios empregassem o tijolo como os sumérios, costumavam revestir as passagens das entradas e a parte inferior das paredes das salas principais com grandes placas de pedra, onde esculpiam baixos-relevos ou os típicos demônios guardiões, nos quais o relevo se associa á escultura. [...] Intimidantes pelo aspecto e tamanho, destinavam – se a impressionar os visitante, como uma imagem do poder e majestade reais. [...]"
(FONTE: www.otemplodeishtar.wordpress.com/category/arte-da-assiria/)

Imagem representativa da arquitetura mesopotâmica: imagem ilustrativa de como seriam os Jardins Suspensos da Babilônia.
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os Jardins foram construídos por Nabucodonosor para sua esposa preferida Amitis, que nascera em um reino vizinho e vivia com saudades das florestas e campos de sua terra. Também eram chamados de Jardins Suspensos de Semiramis e foram construídos terraços um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates.
(FONTE: www2.ilch.uminho.pt/portaldealunos/LLE/MajorI/1ano/TCH/P2/Irina/as7antigas.index.htm)

As demais informações são resumos decorrentes da explicativas em sala, aulas ministradas pela professora Alena Marmo Jahn, primeiro bimestre de 2013 aos estudantes do primeiro ano de Design na Univille.

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