segunda-feira, 29 de abril de 2013

A IDADE ANTIGA E O EGITO

EGITO ANTIGO

- A obsessão da sociedade egípcia pela imortalidade.
Desenvolveram o que para eles, seria o essencial para uma civilização: literatura, ciências médicas e alta matemática.
Desenvolvimento da escrita hieroglifa, fonética e simbólica.
As pinturas e esculturas eram feitos em materiais duros para durarem eternamente.
Desenvolveram a técnica de embalsamamento.
Construção das enormes pirâmides com esfinges gigantes e labirintos internos para evitar o roubo dos tesouros dos faraós.


Imagem representativa da Pintura Egípcia: Músico egípcio tocando harpa para a divindade Deus Rá (Deus Hórus, Deus do Sol). C. 3.000 a.C.
(FONTE: www.serluminoso.blogspot.com.br/2011/05/o-misterio-de-cristo-e-o-sol.html)

Foto representativa de Escultura Egípcia: Busto de Amenhotep III, Museu Egípcio, Berlim. C. 1.300 a.C.
Amenhotep III reinou durante trinta e seis anos no Egito Antigo, sendo o faraó amis afortunado da história que concebeu poder e riqueza ao Egito em seu tempo de reinado.
(FONTES: www.historia.templodeapolo.net/governantes_ver.asp?cod_governante=103&value=Amenhotep%20III&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia&sede=Tebas#topo
www.ecuadorciencia.org/noticias.asp?id=10009)

Foto representativa da Arquitetura Egípcia: Esfinge de Gizé (Giza), Egito. C. 2.550 a.C.
"A cabeça e a parte anterior do corpo foram cinzeladas na rocha viva, completando-se o corpo e as patas com tijolos. Supõe-se que tenha sido revestida de uma camada de gesso e pintada. Seu comprimento é de 73 metros e 15 centímetros, sua altura de 20 metros e 12 centímetros e a largura máxima da face é de quatro metros e 17 centímetros. Só a boca mede dois metros e 30 centímetros, enquanto que o comprimento do nariz pode ser calculado em, aproximadamente, um metro e 70 centímetros e o das orelhas é de um metro e 32 centímetros. [...] Uma inscrição, que data de um período consideravelmente posterior ao tempo de Kéfren, põe as seguintes palavras na boca da esfinge: Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho afastado os intrusos. Eu jogo os inimigos no chão e suas armas com eles. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair. [...]"
(FONTES: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-egipcia/esfinge-2.php
www.fascinioegito.sh06.com/esfinge.htm)

Foto representativa da Arquitetura Egípcia: Pirâmide de Gizé, Egito. C. 2.550 a.C.
CURIOSIDADE: "Quando foi erguida, a Grande Pirâmide tinha 145,75 m de altura (com o passar do tempo, perdeu 10 metros do seu cume). O ângulo de inclinação dos seus lados é de 54º54′. Sua base é um quadrado com 229 m de lado. Mas, apesar desse tamanho todo, é um quadrado quase perfeito – o maior erro entre o comprimento de cada lado não passa de 0,1%, algo em torno de 2 cm, o que é incrivelmente pequeno. A estrutura consiste em mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando de duas a 20 toneladas.[...] se você tomar o perímetro da pirâmide e dividi-lo por duas vezes a sua altura, chegará ao número pi (3,14159…) até o décimo quinto dígito. As chances de esse fenômeno ocorrer por acaso são quase nulas. Até o século 6 d.C., o pi havia sido calculado só até o quarto dígito. [...] Ao que parece, todas as construções na planície de Gizé estão espetacularmente alinhadas. No solstício de verão, quando visto da Esfinge, o Sol se põe exatamente no centro da Grande Pirâmide e de sua vizinha, a pirâmide de Quéfren. No dia do solstício de inverno, visto da entrada da Grande Pirâmide, o Sol nasce exatamente do lado esquerdo da base da cabeça da Esfinge e passa toda a cabeça até se pôr ao lado direito de sua base."
(FONTES: www.universalismocristicobento.blogspot.com.br/2011/03/piramides-de-gize-e-esfinge-egito.html
www.portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/os-misterios-das-piramides-de-gize.html)

A IDADE ANTIGA E A MESOPOTÂMIA

MESOPOTÂMIA
C. 4.000 a.C.

- Mesopotâmia (que quer dizer "o berço do mundo"), foi o berço da arte e arquitetura.
- Criaram os Jardins Suspensos (desenvolvendo assim, um avançado sistema de irrigação) e Torre de Babel.
- Criaram o zigurate - torre em forma de pirâmide -, utilizado como templo (no caso do Palácio de Sargão II, o templo tinha sete andares de seis metros cada um, totalizando 42 metros de altura.
- Destacavam-se pelas esculturas em baixo-relevo, onde geralmente descreviam feitos militares e demonstravam a coragem pessoal do rei.
- Inventaram a cidade-estado, a escrita, a matemática, as leis e a religião formal.


Foto representativa da Arte Suméria: Estátuas dos Deuses, Templo de Abu, Tell Asmar. C. 2.700 - 2.500 a.C.
"Na cultura suméria, acreditava-se que o universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto - procriação, gerando An, deus do céu, Antu (Ki), deusa da Terra e Zuri, deus do equilibro entre as dimensões.
A união de An e Ki produziu Enlil, senhor dos ventos, que eventualmente tornou-se líder do panteão dos deuses. Após o banimento de Enlil de Dilmun (a morada dos deuses) por violentar Ninlil, a deusa teve um filho, Nanna, o deus da lua (mais tarde chamado de Sin ou Sinnu). Zuri revoltado com o acontecimento criou uma dimensão abaixo da terra, uma dimensão neutra. Da união posterior entre Sin e Ningal nasceram Inanna (deusa do amor e da guerra) e Utu (deus do sol, depois chamado de Shamash). Também durante o banimento de Enlil, o deus tornou-se pai de três divindades do submundo junto a Zuri e Ninlil. O mais famoso foi Nergal.
Nammu também teve um filho, chamado Enki, deus do abismo aquático ou Absu. Enki controlava também os Me, decretos sagrados que governavam coisas básicas como a física, e complexos como a ordem social e a lei."
Podemos ver nas estatuetas que a representação da Maior Divindade é representada pelo tamanho. Seus olhos são muito expressivos e a profundidade se dá pela falta das pedras preciosas (geralmente colocadas em estátuas "importantes" como estas).
(FONTES: www.otemplodeishtar.wordpress.com
www.portal-dos-mitos.blogspot.com/2012/11/misterios-da-sumeria.html)

Foto representativa da Arte Assíria: Portal da Cidadela de Sargão II, Iraque. C. 742 - 706 a.C.
"[...]Ainda que os assírios empregassem o tijolo como os sumérios, costumavam revestir as passagens das entradas e a parte inferior das paredes das salas principais com grandes placas de pedra, onde esculpiam baixos-relevos ou os típicos demônios guardiões, nos quais o relevo se associa á escultura. [...] Intimidantes pelo aspecto e tamanho, destinavam – se a impressionar os visitante, como uma imagem do poder e majestade reais. [...]"
(FONTE: www.otemplodeishtar.wordpress.com/category/arte-da-assiria/)

Imagem representativa da arquitetura mesopotâmica: imagem ilustrativa de como seriam os Jardins Suspensos da Babilônia.
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os Jardins foram construídos por Nabucodonosor para sua esposa preferida Amitis, que nascera em um reino vizinho e vivia com saudades das florestas e campos de sua terra. Também eram chamados de Jardins Suspensos de Semiramis e foram construídos terraços um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates.
(FONTE: www2.ilch.uminho.pt/portaldealunos/LLE/MajorI/1ano/TCH/P2/Irina/as7antigas.index.htm)

As demais informações são resumos decorrentes da explicativas em sala, aulas ministradas pela professora Alena Marmo Jahn, primeiro bimestre de 2013 aos estudantes do primeiro ano de Design na Univille.

domingo, 28 de abril de 2013

PRÉ-HISTÓRIA



PERÍODO PALEOLÍTICO SUPERIOR
35.000 - 31.000 a.C



- Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, foi um período caracterizado principalmente pelo início da elaboração de utensílios a partir de pedra lascada e das gravuras e esculturas feitas em ossos, chifres ou pedra.
- Os povos eram nômades e sua subsistência era a partir de coleta, caça e pesca.
- Comunidades nas quais predominava a propriedade coletiva dos meios de produção.

Mãos em Negativo, Caverna de Gargas, Avegna, França. C. 26.000 a.C
Considerada a primeira demonstração de arte registrada antes da escrita.

(FONTE: www.muniqueartes.zip.net)
Grande Bisonte do Rabo Estendido, Caverna de Altamira, Espanha. 15.000 - 12.000 a.C.
Acredita-se que os povos pré-históricos registravam o animal nas paredes das cavernas pois para eles, a pintura representava todo um ritual da caça, onde o espírito do animal ficava preso, como se a imagem retivesse poder mágico e os concedesse sucesso na atividade.
(FONTE: www.auladearte.com.br/historia_da_arte/paleolitico.htm)


Vênus de Willendorf, Áustria. 25.000 a.C.
A Vênus de Willendorf é uma representação de fertilidade dos tempos antigos. O nome "Vênus" designa estatuetas de mulheres características de uma cultura, no entanto, em diversas outras culturas podemos encontrar estatuetas muito similares a esta, destacando a forma feminina ideal como símbolo de fertilidade.
(FONTE: www.aaw3dart.blogspot.com.br/2011/04/assignment-prehistoric-venus-sculpture.html)


PERÍODO NEOLÍTICO
C. 10.000 a.C.

- O domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais sedentariza a espécie.
- Surgem os primeiros núcleos urbanos, dividindo as tribos em formações sociais mais complexas.
- Surgimento do dólmen, menir e Stonehenge.
- Começam a representar a vida coletiva, exibindo traços simplificados e estilizados.

Dólmen, Lanyon Quoit, Cornwall. 3.500 - 2.500 a.C.
O dólmen consiste em enormes pedras verticais cobertas por uma lage
(FONTES: www.auladearte.com.br/historia_da_arte/images/neolitico
http://www.cornwalls.co.uk/history/sites/lanyon_quoit.htm
Livro: Arte Comentada da pré-história e pós-moderno, STRICKLAND, Carol. Editora Ediouro, RJ, 1999, pg. 05)

Stonehenge, Salysbury, Inglaterra. C. 3.000 a.C.
Stonehenge (do inglês arcaico "stan" = pedra e "hencg" = eixo) é um monumento megalítico localizado na planície de Salysbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra.
"Na Idade Média acreditava-se que esses arranjos de pedras era criação de uma antiga raça gigantesca ou mesmo um feitiço do mago Merlin. Na verdade, parecia ser um calendário astronômico muito preciso."
(FONTES: www.alemdaimaginacao.com/Noticias/o_misterioso_desaparecimento_em_stonehenge.html
www.hist6anoen2.blogspot.com.br/2010/07/stonehenge-da-inglaterra.html
Livro: Arte Comentada da pré-história e pós-moderno, STRICKLAND, Carol. Editora Ediouro, RJ, 1999, pg. 05)

A ARTE E O DESIGN


  Arte não é design, e design não é arte, no entanto, a arte pode ser usada como inspiração para o design e o design pode virar arte.
  Podemos dizer que a arte é uma produção individual, onde o “artista” pode eternizar um momento pessoal, por exemplo, podendo utilizar de diversos meios para transmitir a simbologia emotiva da sua obra. Ela pode estar presente também no design, nas formas de arquitetura, urbanismo, mobiliário, vestuário e decoração.
  Já o design, diferente da arte, é uma produção para a sociedade, que busca principalmente estabelecer uma função prática de um produto/serviço para o usuário/consumidor, embora haja casos em que o design se inspire na arte, unindo sua função prática a uma função estética e/ou até mesmo simbólica.