- A obsessão da sociedade egípcia pela imortalidade.
- Desenvolveram o que para eles, seria o essencial para uma civilização: literatura, ciências médicas e alta matemática.
- Desenvolvimento da escrita hieroglifa, fonética e simbólica.
- As pinturas e esculturas eram feitos em materiais duros para durarem eternamente.
- Desenvolveram a técnica de embalsamamento.
- Construção das enormes pirâmides com esfinges gigantes e labirintos internos para evitar o roubo dos tesouros dos faraós.
Imagem representativa da Pintura Egípcia: Músico egípcio tocando harpa para a divindade Deus Rá (Deus Hórus, Deus do Sol). C. 3.000 a.C.
(FONTE: www.serluminoso.blogspot.com.br/2011/05/o-misterio-de-cristo-e-o-sol.html)
Foto representativa de Escultura Egípcia: Busto de Amenhotep III, Museu Egípcio, Berlim. C. 1.300 a.C.
Amenhotep III reinou durante trinta e seis anos no Egito Antigo, sendo o faraó amis afortunado da história que concebeu poder e riqueza ao Egito em seu tempo de reinado.
(FONTES: www.historia.templodeapolo.net/governantes_ver.asp?cod_governante=103&value=Amenhotep%20III&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia&sede=Tebas#topo
www.ecuadorciencia.org/noticias.asp?id=10009)
Foto representativa da Arquitetura Egípcia: Esfinge de Gizé (Giza), Egito. C. 2.550 a.C.
"A cabeça e a parte anterior do corpo foram cinzeladas na rocha viva, completando-se o corpo e as patas com tijolos. Supõe-se que tenha sido revestida de uma camada de gesso e pintada. Seu comprimento é de 73 metros e 15 centímetros, sua altura de 20 metros e 12 centímetros e a largura máxima da face é de quatro metros e 17 centímetros. Só a boca mede dois metros e 30 centímetros, enquanto que o comprimento do nariz pode ser calculado em, aproximadamente, um metro e 70 centímetros e o das orelhas é de um metro e 32 centímetros. [...] Uma inscrição, que data de um período consideravelmente posterior ao tempo de Kéfren, põe as seguintes palavras na boca da esfinge: Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho afastado os intrusos. Eu jogo os inimigos no chão e suas armas com eles. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair. [...]"
(FONTES: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-egipcia/esfinge-2.php
www.fascinioegito.sh06.com/esfinge.htm)
Foto representativa da Arquitetura Egípcia: Pirâmide de Gizé, Egito. C. 2.550 a.C.
CURIOSIDADE: "Quando foi erguida, a Grande Pirâmide tinha 145,75 m de altura (com o passar do tempo, perdeu 10 metros do seu cume). O ângulo de inclinação dos seus lados é de 54º54′. Sua base é um quadrado com 229 m de lado. Mas, apesar desse tamanho todo, é um quadrado quase perfeito – o maior erro entre o comprimento de cada lado não passa de 0,1%, algo em torno de 2 cm, o que é incrivelmente pequeno. A estrutura consiste em mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando de duas a 20 toneladas.[...] se você tomar o perímetro da pirâmide e dividi-lo por duas vezes a sua altura, chegará ao número pi (3,14159…) até o décimo quinto dígito. As chances de esse fenômeno ocorrer por acaso são quase nulas. Até o século 6 d.C., o pi havia sido calculado só até o quarto dígito. [...] Ao que parece, todas as construções na planície de Gizé estão espetacularmente alinhadas. No solstício de verão, quando visto da Esfinge, o Sol se põe exatamente no centro da Grande Pirâmide e de sua vizinha, a pirâmide de Quéfren. No dia do solstício de inverno, visto da entrada da Grande Pirâmide, o Sol nasce exatamente do lado esquerdo da base da cabeça da Esfinge e passa toda a cabeça até se pôr ao lado direito de sua base."
(FONTES: www.universalismocristicobento.blogspot.com.br/2011/03/piramides-de-gize-e-esfinge-egito.html
www.portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/os-misterios-das-piramides-de-gize.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário