quarta-feira, 27 de novembro de 2013

RENÉ MAGRITTE > SURREALISMO > ARTE MODERNA

  Nasceu em Lessines, no Hainaut, Bélgica, em 1898. Teve uma infância conturbada, poucos recursos financeiros e dramáticas ocorrências familiares, como o suicídio da mãe em 1912. Aos 12 anos começou a ter aulas de pintura.
  Em 1923, seu amigo poeta Marcel Lecomte lhe apresenta a uma figura a qual foi o estopim para o início de sua carreira surrealista e sua inserção no grupo surrealista, que era composto por Paul Nougé, Camille Goemans, ELT Mesens, Marcel Lecomte, André Souris e Louis Scutenaire. Em Bruxelas, começou juntamente com seu irmão, uma agência de publicidade, o Estúdio Dongo.
  Colaborou em exposições de diversos outros artistas, tendo também sua época muito produtiva, que ocorreu principalmente durante a década de 30. Em 1940, com a invasão Bélgica da Alemanha, Magritte foge para a França onde começou a trabalhar com Alexandre Iolas, aonde foi apresentado a outras figuras que colaboraram para fornecer-lhe uma boa comitiva intelectual.
  Durante os anos 50, René continuava reforçando suas amizades, onde em 1953, através de Gustave Nellens, é contratado para pintar murais que seriam destinados ao Chandelier Hall, no cassino de Knokke, na Bélgica.Em 1956 fez diversos curta metragens com sua esposa Georgette, onde explora o universo pictórico e continua a investigar e inovar no uso de novas técnicas. René Magritte faleceu em 1967 devido a um câncer de pâncreas.


Fonte: www.pt.wahooart.com
René Magritte. Golconda, 1953.
Óleo sobre tela. 100 x 81 cm.

 Fonte: www.pt.wahooart.com
René Magritte. O Terapeuta, 1937.
Óleo sobre tela. 74 x 31 cm.

Fonte: www.pt.wahooart.com
René Magritte. Os Amantes, 1928.
Óleo sobre tela. 54 x 37 cm.

Fontes:
www.pt.wahooart.com
Arte Comentada, pgs. 19 - 154

Nenhum comentário:

Postar um comentário